sábado, 17 de maio de 2014

tirando o visto canadense

o sistema para retirada do visto canadense online é ainda muito instável e cheio de bugs. isso tira um pouco a paciência. eu já estava quase recorrendo a uma assessoria. o problema é que as que encontrei estavam cobrando de 600 a 660 reais e eu achei um absurdo! então tentei mais um pouquinho e no final deu tudo certo, foi super rápido e vi que valeu muito a pena. ao todo, gastei somente 265 reais. ou seja, economizei 400.

tem várias formas de solicitar o visto mas vou passar aqui a que eu usei, totalmente online. tirando os problemas técnicos do sistemas, o processo é muito mais fácil que o visto dos eua.

a solicitação é feita diretamente ao departamento de cidadania e imigração do governo canadense. após escolher o idioma (inglês, no meu caso), na página seguinte clique no link da figura "come to canada".


em seguida aparecem algumas informações sobre o procedimento, mas basicamente o que diz é que você vai responder inicialmente umas perguntinhas sobre você e sua viagem para descobrir se você precisa de visto, se está inicialmente apto a tirar um visto e qual o tipo de visto que você precisa (turismo, estudo, trabalho...). depois de ler as informações, clique em "start my application".


você vai precisar de uns 10 minutinhos para responder as perguntas. são perguntas do tipo nacionalidade, motivo da viagem, duração da viagem...  ao lado de algumas perguntas, há um botão de interrogação. ao clicar sobre ele, aparecerá a explicação da pergunta, caso você não tenha entendido exatamente o que estão perguntando. é preciso responder a todas as perguntas escolhendo uma das opções e clicar em "next".


depois da terceira ou quarta tela de perguntas, o programa informa qual tipo de visto você precisa. no meu caso (estudar menos de seis meses e sem trabalhar), precisarei de visto de visitante mesmo.

  
clique em "continue" e aparecerá uma informação de que você está quase lá. basta apenas responder mais algumas perguntinhas e o sistema gerará um check list (uma lista de documentos necessários para o seu tipo de visto e seu perfil). clique em "continue" novamente.
 

vá respondendo as perguntas e apertando "next". no final, aparece um resumo das suas respostas para serem conferidas. tudo certo? aperte "continue" e sua lista de documentos será gerada com um número identificador. guarde esse número.


preencha os formulários que aparecem em sua lista, abaixo do step 4 do seu passo a passo, e salve em seu computador. em seguida, siga o step 5 e crie um login para a aplicação online aqui. é este link também que você usará caso não consiga terminar o envio de documentos todo de uma vez e queira retomar uma aplicação.


já no sistema, escolha o que você quer fazer. no caso desse exemplo, o meu caso, "apply for a visitor visa" como mostrado na figura. na página seguinte, coloque o número identificador de sua lista de documentos.


revise novamente suas respostas e clique para continuar. aparecem algumas instruções sobre os próximos passos e formatos aceitos para os documentos (pdf, jpeg, tiff e doc). a coisa chata é que para cada item da sua lista só é possível enviar um único arquivo. assim, se por exemplo, você precisa enviar cópia de várias páginas do seu passaporte, vai ter que dar um jeito de colocar todas as imagens em um só arquivo. o jeito mais fácil é colocar várias imagens em um arquivo do word e gerar um único arquivo tipo doc ou docx. só tenha cuidado para não ficar um arquivo muito pesado.


clique em "continue" novamente e sua lista de documentos exigidos aparecerá. o próximo passo é fazer o upload de todos eles. só então você estará habilitado a pagar a taxa (no meu caso, 100 dólares canadenses, que deu 202 reais). infelizmente não tenho imagens das telas seguintes. mas é super fácil e intuitivo. o pagamento pode ser por cartão de crédito.

documentos enviados e taxa paga, é só aguardar. recebi um e-mail de confirmação como esse:

e sempre que houver alguma novidade no processamento do pedido, eles mandam um e-mail igual. então é só acessar o sistema e verificar qual a novidade. no caso de visto aprovado, lá no sistema terá também uma carta com um identificador que deve ser impressa e enviada junto com o passaporte para o consulado. eles pedem ainda para enviar um envelope com seu endereço para retorno do passaporte. eu enviei um envelope já selado e tudo mas eles nem usaram. devolveram o envelope junto com meu passaporte dentro de outro envelope deles.
 
o processamento do meu pedido foi relativamente rápido.
24/04 - envio do pedido online (por volta das 14h)
29/04 - recebimento de e-mail solicitando passaporte (por volta de 16h)
30/04 - envio do passaporte via sedex (por volta de 11h)
02/05 - passaporte entregue no consulado (por volta de 15h)
07/05 - visto colado no passaporte e enviado
14/05 - recebimento do passaporte em casa

sempre li que os vistos canadenses para turismo tem validade de, no máximo, 3 anos. tive sorte então, pois o meu veio com quase 4 anos de validade, de acordo com a validade do meu passaporte em 2018.

bom, é isso! espero ter ajudado.

boa sorte!!!


2 comentários:

  1. Eu paguei, mas no MyCIC consta como não tendo sido submetido o pedido.. e agora? perdi 100 dólares? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verifique com o seu banco se o pagamento foi feito.

      Excluir