sábado, 13 de setembro de 2014

intercâmbio toronto com fugidinha para nyc (parte 1)

este ano, eu e o lu tivemos dificuldades para marcar nossas férias juntos, para o mesmo período, então resolvi colocar em prática um sonho antigo, de antes da gravidez: passar uma temporada estudando inglês em outro país. era também uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas e deixar a viagem menos solitária.
geralmente, as pessoas que decidem fazer intercâmbio planejam a viagem durante meses, as vezes anos. no meu caso, tive apenas 3 meses para resolver tudo (escolha da cidade, da escola, vistos, passagens...) mas foi suficiente já que eu fiquei apenas 3 semanas (2 de intercâmbio em toronto e 1 passeando em nova iorque). algumas coisinhas eu faria diferente, outras não, e a partir de hoje lançarei uma série de postagens falando uma pouco dessa maravilhosa experiência.

1) por que toronto/canadá?
eu queria estudar inglês e algumas cidade estavam na minha lista. mas o que mais levei em consideração foi o custo. eu queria gastar pouco (ou o menos possível) e no canadá os cursos são mais baratos. o fato de ter um bom sistema de transporte público também contou muito, já que eu não precisaria alugar carro para nada e assim, também diminuir custos, diferente, por exemplo, da califórnia (outro destino na minha lista) onde tudo é muito longe e o transporte público é difícil.
outro ponto que me fez decidir pelo canadá é que imaginei ser um lugar fora das minhas opções de viagens com a família mas essa ideia eu mudei mesmo antes de ir. pesquisando sobre o que fazer por lá, descobri um país tão diversificado e bonito que já estava pensado na próxima viagem mesmo sem ter chegado lá.

2) quanto custa um intercâmbio? (programa de 2 semanas)
geralmente os programas são de ciclos de 4 semanas mas eu fiz apenas 2. na verdade, as escolas cobram por semana e você pode começar em qualquer segunda-feira que escolher. a terceira semana eu aproveitei para conhecer nova iorque que fica bem ali pertinho.
pesquisei algumas agências aqui em fortaleza e optei pela STB. ela não era a mais barata (nem a mais cara) mas foi minha escolha por conta do atendimento. a atendente marianna campos foi um amor, antes, durante e depois da viagem. abaixo a descrição do meu pacote:

taxa de serviço da STB: R$ 387,00
valor do curso: CAD 400,00 (para 2 semanas, 17 horas por semana)
valor da acomodação: CAD 406,00 (para 2 semanas em homestay, quarto individual, com café da manhã e jantar)
taxa de matrícula: CAD 100,00
material didático: CAD 80,00
taxa de alocação da homestay: CAD 188,00
traslado de chegada: CAD 100,00
seguro saúde ISIS por 22 dias (canadá e eua): US 188,00
passagem da delta fortaleza-toronto-fortaleza: US 1070,00 + US 80,00 (taxa de emissão) + R$ 332,55 (taxa de embarque)

na parte do intercâmbio em toronto fiz tudo com a STB e paguei para ela, no cartão de  crédito, convertido em reais do dia. as passagens (R$ 2.887,96) parcelei em 6 vezes. o seguro (R$ 430,53) parcelei em 3 vezes. e o restante do pacote (R$ 2853,72) parcelei em 2 vezes. essa parte final eu poderia também ter dado somente uma entrada de 30% e pagar o restante a qualquer tempo, desde que antes da viagem. mas aí ficaria dependendo da variação do dólar.

na parte de nova iorque fiz tudo sozinha e conto depois com detalhes.

ainda precisam ser incluídos aqui os gastos para tirar os vistos canadense e americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário